Financiamento irá apoiar produtores de café a implantarem produção hídrica sustentável

O projeto é um importante passo para a promoção da sustentabilidade da cafeicultura brasileira

A Rabo Foundation, braço de investimento de impacto do banco holandês Rabobank, o Consórcio Cerrado das Águas (CCA) e a Cofco International lançaram uma linha de financiamento de impacto de R$ 1,6 milhão para a resiliência hídrica da cafeicultura brasileira.

O projeto, chamado “Cafés Resilientes”, terá duração de uma safra e envolverá 10 fazendas de médio porte participantes do Programa de Investimento no Produtor Consciente do CCA e localizadas no entorno de Patrocínio, Minas Gerais.

O financiamento será utilizado para apoiar os produtores na implementação de práticas de gestão hídrica sustentável, como a recuperação de nascentes, a instalação de sistemas de irrigação eficiente e a adoção de técnicas de manejo de solo que aumentem a infiltração de água. Os produtores também receberão orientação técnica do Consórcio Cerrado das Águas para implementar as práticas recomendadas.

Café,

Foto: Envato

O projeto é um importante passo para a promoção da sustentabilidade da cafeicultura brasileira.  A atividade é uma das mais importantes do país sendo grande fonte de renda para milhões de famílias. No entanto, a cafeicultura também é um grande consumidor de água e é uma das atividades agrícolas mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas.

O financiamento de impacto do projeto “Cafés Resilientes” ajudará os produtores a reduzirem o seu consumo de água, a aumentarem a sua produtividade e a se tornarem mais resilientes aos efeitos do aquecimento global. O projeto também contribuirá para a melhoria da qualidade da água e para a conservação dos recursos naturais do Cerrado Mineiro.

A iniciativa combina o financiamento de impacto com a assistência técnica para promover a sustentabilidade da cafeicultura brasileira. O projeto tem o potencial de gerar benefícios sociais, ambientais e econômicos para os produtores, para a região do Cerrado Mineiro e para o Brasil como um todo.