Pesquisa da CNI revela que 81% dos brasileiros adotam hábitos sustentáveis
Apesar do grande número de pessoas que adotam hábitos sustentáveis, a pesquisa da CNI também identificou alguns desafios para a sustentabilidade no Brasil
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou na última quinta-feira (26) pesquisa que revela que a adoção de hábitos sustentáveis pelos brasileiros está em crescimento.
Segundo o levantamento, 81% dos entrevistados afirmaram que adotam práticas sustentáveis sempre ou na maioria das vezes, um aumento de 7 pontos percentuais em relação a 2022.
Entre as principais práticas mencionadas estão:
- Evitar o desperdício de água (90%)
- Evitar o desperdício de energia (89%)
- Reduzir a produção de lixo (78%)
- Reutilizar a água (74%)
- Separar o lixo para reciclagem (65%)
- Reutilizar ou reaproveitar embalagens de produtos (60%)
Desafios para hábitos sustentáveis
Apesar do aumento na adoção de hábitos sustentáveis, a pesquisa da CNI também identificou alguns desafios para o consumo sustentável no Brasil.
- Dificuldade em encontrar produtos sustentáveis em lojas (62%)
- Falta de campanhas de conscientização (19%)
- Hábitos ruins (15%)
- Desconhecimento (15%)
- Preço elevado de produtos orgânicos e que preservam o bem-estar animal (32% e 33%, respectivamente)
“Todos temos de fazer a nossa parte: governo, sociedade e setor produtivo juntos, no que cabe a cada um para viabilizar a descarbonização da economia. Temos de entrar em um ciclo virtuoso para impulsionar o país para uma economia mais sustentável e alinhada à conservação do planeta e à promoção do bem-estar social”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban.
Perfil dos consumidores que reciclam
A pesquisa também traçou o perfil dos brasileiros que mais adotam hábitos sustentáveis. São eles:
- Moradores de cidades do interior
- Mais velhos
- Com menor escolaridade
Diferenças regionais
A pesquisa também apontou diferenças regionais na prática da reciclagem. Os indíces ficaram em:
- Sudeste (57%)
- Sul (55%)
- Nordeste (36%)
- Norte/Centro-Oeste (32%)
A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre os dias 18 e 21 de novembro de 2023.
Foram entrevistados 2.021 cidadãos com idade a partir de 16 anos em todas as unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%.