Rede Origens: Incentivando Negócios Sustentáveis e Valorizando a Amazônia
O Planeta Campo Entrevista recebeu Patrícia Cota Gomes, líder do projeto que promove a conservação da floresta em pé e fortalece as comunidades locais da Amazônia
No Planeta Campo Entrevista desta quinta-feira (22) tivemos o privilégio de conversar com Patrícia Cota Gomes, uma das idealizadoras da Rede Origens.
A Rede Origens é um projeto desenvolvido em cinco grandes territórios da Amazônia, abrangendo uma área de 58 milhões de hectares de floresta e reunindo mais de 3.300 negócios da região. Seu objetivo principal é incentivar os negócios desenvolvidos pelos povos da floresta, valorizar a economia local e promover a dignidade das populações que vivem nessa região tão rica em biodiversidade.
A Importância das Populações Tradicionais e Indígenas
O Instituto de Manejo Florestal e Agrícola (Imaflora), responsável pela administração da Rede Origens, acredita na conciliação entre produção e conservação. Patrícia Cota Gomes destaca que as populações tradicionais, como os povos indígenas, são guardiãs da maior biodiversidade do planeta. Estudos recentes da ONU revelam que esses povos protegem cerca de 80% da diversidade existente, mesmo representando apenas 5% da população mundial.
“A Rede Origens busca ajudar essas comunidades a criar soluções que valorizem o manejo sustentável dos recursos naturais, estabelecendo relações comerciais éticas entre o mercado e a produção local”.
Comércio Ético e Valorização dos Produtos Locais
A Rede Origens incentiva o comércio ético, no qual o respeito à forma de vida das comunidades é priorizado. Empresas de diferentes portes, desde startups até multinacionais, são engajadas no processo de comercialização dos produtos provenientes da Amazônia.
Essas parcerias comerciais valorizam a manutenção da floresta em pé e respeitam o modo de vida das populações locais. “A diversidade de produtos é impressionante, indo além das tradicionais castanhas e açaí.”
Itens como bebidas, calçados, bolsas, cerâmicas e muitos outros estão disponíveis, proporcionando ao consumidor a oportunidade de adquirir produtos diferenciados e confiáveis.
Expansão para Cinco Grandes Territórios
A Rede Origens iniciou sua atuação na região do Xingu e, atualmente, expandiu para outros quatro grandes territórios da Amazônia. Essa expansão foi motivada pela necessidade de oferecer alternativas econômicas às comunidades locais que vivem em áreas protegidas.
“Com um total de 37 áreas protegidas e 54,8 milhões de hectares, a Rede Origens estabelece conexões entre quem produz, as empresas e os consumidores, impulsionando a bioeconomia da floresta em pé e promovendo a conservação da sociobiodiversidade”.