Sustentabilidade no setor de alimentos é urgente para 89% dos brasileiros
Pesquisa feita pela Sodexo destaca que a mudança é impulsionada pelos próprios consumidores, que buscam cada vez mais consumir de forma consciente, priorizando marcas socialmente responsáveis
A sustentabilidade se consolidou como um pilar fundamental para o setor de alimentação, agregando valor a marcas que a priorizam e atuam com foco na agenda ESG (sigla que representa boas práticas em meio ambiente, social e governança).
Grandes empresas do ramo anunciaram metas ambiciosas em linha com a Agenda 2030 do Pacto Global da ONU.
A Hershey’s, por exemplo, visa reduzir o consumo de água em 25% até 2025. Já a Coca-Cola busca tornar 100% de suas embalagens recicláveis até o mesmo ano.
A PepsiCo, por sua vez, pretende introduzir embalagens mais sustentáveis e reduzir o uso de plástico virgem em 50% em seu portfólio global até 2030.
Consumidores impulsionam a mudança
Essa mudança é impulsionada pelos próprios consumidores, que buscam cada vez mais consumir de forma consciente, priorizando marcas socialmente responsáveis e comprometidas com os valores ESG.
Uma pesquisa global da Sodexo revela que 79% da população mundial considera urgente a adoção de uma alimentação sustentável. No Brasil, essa percepção é ainda maior, com 89% das pessoas reconhecendo a urgência do tema.
Comportamento de consumo em transformação
A pesquisa também aponta que os brasileiros já estão mudando seus hábitos de consumo:
- 76% afirmam ter reduzido o desperdício de alimentos em casa;
- 60% compram alimentos de produtores locais;
- 49% diminuíram o consumo de alimentos processados;
- 46% evitam o uso de embalagens plásticas;
- 48% consomem produtos sustentáveis sempre que possível.
Startups inovam com foco no desperdício zero
A preocupação com a sustentabilidade na indústria alimentícia também impulsiona o surgimento de startups inovadoras que combatem o desperdício de alimentos.
Empresas como Frubana, Mercado Diferente, Gooxxy e Fruta Imperfeita utilizam tecnologia e logística para evitar o descarte de frutas e legumes fora dos padrões estéticos tradicionais dos mercados.
A CEO da Sodexo, Andrea Krewer, destaca a necessidade de uma mudança gradual, considerando o contexto cultural, econômico e social de cada região.
“O desafio é levar informações sobre os benefícios das proteínas vegetais, apresentando-as como alternativas saborosas, atrativas e que contribuem para a sustentabilidade do planeta”, afirma.
Por Estadão Conteúdo