INICIATIVA

Abrafrutas aposta em selo ESG para fortalecer produção nacional

O lançamento ocorre em meio a desafios enfrentados pelo agronegócio brasileiro, principalmente relacionados ao cenário internacional

Alimentos; frutas
Foto: Pixabay

O setor de fruticultura brasileiro lançou o selo Frutas do Brasil ESG com o objetivo de fortalecer a imagem da produção nacional no mercado internacional e certificar práticas ligadas à sustentabilidade, governança e responsabilidade social.

A iniciativa é liderada pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e busca atender principalmente às exigências dos compradores europeus.

Segundo o diretor-executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, muitos dos critérios exigidos pelo selo já fazem parte da rotina dos produtores brasileiros, especialmente daqueles voltados à exportação. A proposta agora é oficializar e comprovar essas práticas por meio de certificação.

Para aderir ao selo, os produtores interessados devem procurar informações no portal da associação. O processo inclui um diagnóstico de maturidade da empresa, preenchimento de questionários sobre práticas ESG e auditoria técnica. Após a aprovação, o selo passa a acompanhar as cargas exportadas pela empresa certificada.

Mercado internacional

O lançamento ocorre em meio a desafios enfrentados pelo agronegócio brasileiro, principalmente relacionados ao cenário internacional e à pressão sobre os custos de produção. De acordo com Brandão, o setor da fruticultura também sente os impactos da instabilidade no Oriente Médio, especialmente pela dependência de fertilizantes importados.

Os insumos utilizados na produção representam parcela significativa dos custos da atividade e qualquer oscilação nos preços pode comprometer as margens dos produtores.

“Eles fazem parte do nosso custo de produção com a parcela significativa e qualquer alteração de preço nesses produtos pode dar um impacto negativo reduzindo as margens do produtor. Então, esta situação está sendo acompanhada com muito carinho e com muito zelo pela Abrafutas”, destaca Brandão.

Expectativas

De acordo com Brandão, as exportações brasileiras de frutas cresceram mais de 20% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa é de que o segundo semestre, tradicionalmente mais forte para as exportações, mantenha o ritmo e permita ao setor alcançar novos recordes.

“Esperamos que o segundo semestre seja muito melhor do que está sendo esse, para que possamos atingir um novo recorde”, destaca Brandão.

Outro ponto destacado pela associação é o avanço da fruticultura em regiões consideradas não tradicionais para a atividade. Em Brasília e no Centro-Oeste, culturas como uva, açaí, caqui, mirtilo e até produção de vinhos vêm ganhando espaço nos últimos anos, impulsionadas por projetos de incentivo e diversificação agrícola.