Agro brasileiro tem oportunidade de "ser conhecido" pela Europa, segundo estudo

A sustentabilidade no agronegócio é um tema relevante para os consumidores da Europa, mas falta clareza sobre as ações adotadas pelo Brasil nessa área

Agro brasileiro tem oportunidade de "ser conhecido" pela Europa, segundo estudo

Cerca de 57% dos europeus desconhecem o agronegócio brasileiro, aponta pesquisa realizada no Reino Unido, Alemanha, França e República Tcheca.

O estudo, apresentado na 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), destaca desafios e oportunidades para melhorar a percepção do setor no mercado europeu.

A pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa” foi conduzida pela consultora europeia de ‘Brand Value Management’, OnStrategy, com coordenação da Biomarketing, patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), com o objetivo de buscar dados reais da percepção do mercado europeu sobre o agro nacional, buscando apresentar uma visão estratégica da cadeia produtiva, ponto fundamental para impulsionar o crescimento do agronegócio brasileiro.

A pesquisa foi realizada no Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca com uma base de 590 mil entrevistados, divididos em três categorias: cidadãos, jornalistas e distribuidores.

Da base total de fontes pesquisadas, 57% disseram não conhecer nada sobre o agro brasileiro e apenas 11,2% responderam que conhecem bem. Na categoria cidadãos, menos de 8,8% afirma conhecer bem o agronegócio do Brasil. Já entre os jornalistas, foram os franceses que demonstraram maior percentual de conhecimento, com 31,1%.

“A pesquisa foi o primeiro levantamento feito sobre a percepção europeia quanto ao agro brasileiro. E para qualquer estratégia ou ação de melhoria é necessário, primeiro, saber onde estão as questões a serem trabalhadas. Então, do ponto de vista de uma empresa de dados como a Serasa Experian, era necessário ter uma primeira medida, entendendo e acabando com alguns mitos, principalmente para saber onde precisamos atuar”, disse o Head de Agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.

Desafios do agro brasileiro

Brasil, agro
Foto: Envato

O Brasil é reconhecido como um importante fornecedor de alimentos, porém, sua imagem é afetada por questões ambientais e sociais. O desmatamento e a degradação ambiental são preocupações que afetam a percepção europeia. A sustentabilidade é um tema relevante para os consumidores da Europa, mas falta clareza sobre as ações adotadas pelo Brasil nessa área.

A qualidade dos produtos brasileiros é reconhecida na Europa. No entanto, surgem preocupações quanto à segurança alimentar e à rastreabilidade dos produtos. Por isso, o estudo aponta que a comunicação e transparência são fundamentais para esclarecer essas questões e aprimorar a percepção do agronegócio brasileiro no mercado europeu.

“Com a análise da pesquisa, ficou evidenciado que a comunicação é o ponto-chave para enfrentar o maior dos desafios encontrados: o desconhecimento do Brasil e da sua grandeza. Portanto, diante deste cenário, a grande oportunidade é comunicar as realidades do agro nacional, que são muito maiores e melhores do que as percepções”, comentou o professor José Luiz Tejon.

A pesquisa aponta para a necessidade de maior diálogo e cooperação entre o Brasil e a Europa para melhorar a percepção do agronegócio brasileiro. Além disso, a diversificação da produção e a adoção de práticas sustentáveis são importantes para construir uma imagem positiva no mercado europeu.

“Não basta apenas comunicar e falar o que fazemos. Vivemos em uma era de desconfiança e precisamos provar. Para isso será vital adotarmos cada vez mais rastreabilidade, certificações, seminários, estudos de caso com a juventude mundial, colocar o jovem brasileiro para conversar com o jovem do mundo, a mulher agro brasileira dialogando com as mulheres do planeta. Não devemos ter medo do mercado mundial, pois ele é muito maior do que o que vemos hoje. Precisamos comunicar, encantar e vender”, recomendou Tejon.

“De forma resumida, eu diria que a construção de percepção é crucial para o nosso país e ganha quem tem a melhor narrativa. Temos consistência e produtos de alto valor agregado, mas quem ‘sai na frente’ é quem constrói uma comunicação mais consistente”, avaliou a diretora-executiva da Eksim-CO e ex-USDA, Fabiana Fonseca.

A diretora-executiva da ABAG, Gislaine Balbinot ressaltou os esforços que têm sido feitos para mudar, cada vez mais, a imagem e a narrativa do agro brasileiro. “Atuamos em projetos e ações que trabalham a base de toda essa comunicação, levando conhecimento em escolas, por exemplo. Essa pesquisa mostrou que realmente devemos trabalhar a construção dessa narrativa de forma integrativa, envolvendo a educação, a divulgação de informações corretas e a mídia”.

“Precisamos mostrar a nossa jornada pelo aperfeiçoamento e as conquistas já alcançadas. As realidades do agro brasileiro são muito maiores do que suas percepções. E são vitais para a vida no planeta Terra. Somos um paraíso de oportunidades para o Brasil e para o mundo”, finalizou Tejon.

Confira os principais pontos da pesquisa

agro
Foto: Envato

1. Sustentabilidade e Comunicação Transparente: Os consumidores europeus valorizam a sustentabilidade, mas há falta de clareza sobre o que o Brasil está fazendo nessa área. Uma comunicação mais transparente sobre práticas sustentáveis é essencial para melhorar a percepção do agronegócio brasileiro.

2. Questões Ambientais: A imagem do agronegócio brasileiro é afetada por preocupações relacionadas ao desmatamento e à degradação ambiental. No entanto, existem iniciativas positivas que precisam ser divulgadas para destacar os esforços sustentáveis.

3. Diálogo e Cooperação: A pesquisa aponta para a necessidade de maior diálogo e cooperação entre o Brasil e a Europa para melhorar a percepção do agronegócio brasileiro.

4. Diversificação e Práticas Sustentáveis: A diversificação da produção e a adoção de práticas sustentáveis são fundamentais para melhorar a imagem do agronegócio brasileiro na Europa.

5. Comunicação Clara e Objetiva: Para melhorar a percepção do setor, a pesquisa destaca a necessidade de comunicação mais clara e objetiva, com ênfase na transparência e rastreabilidade dos produtos.

6. Educação e Conscientização: A pesquisa sublinha a importância da educação e conscientização para melhorar a percepção do agronegócio brasileiro na Europa, promovendo práticas sustentáveis do país.