Fazenda Três Meninas é exemplo de agricultura sustentável

A Fazenda localizada em Monte Santo de Minas, utiliza técnicas de agricultura regenerativa para produzir café de qualidade, preservar o meio ambiente e garantir a rentabilidade da propriedade

No sul de Minas Gerais, uma fazenda de café se destaca por seu modelo de agricultura sustentável.

A Fazenda Três Meninas, localizada em Monte Santo de Minas, utiliza técnicas de agricultura regenerativa para produzir café de qualidade, preservar o meio ambiente e garantir a rentabilidade da propriedade.

A história da Fazenda Três Meninas começou em 1990, quando Marcelo Cocco Urtado, engenheiro-agrônomo e filho de cafeicultor, decidiu seguir os passos do pai. Com muito esforço e dedicação, ele e sua esposa, Ana Paula, transformaram a propriedade em um exemplo de produção sustentável.

 “Não foi fácil. Começamos do zero, com muito esforço e dedicação. Hoje, estamos orgulhosos do que construímos.”

A propriedade, produz café com técnicas de agricultura regenerativa. Com ênfase na preservação do solo, a fazenda busca o equilíbrio e a resiliência, enfrentando desafios como secas e pragas com sucesso.

“A agricultura regenerativa é um caminho para a sustentabilidade”, afirma Ana Paula Curiacos Urtado que também é gestora do local.

O pesquisador da Embrapa Café, André Dominghetti Ferreira, que esteve na propriedade elogia as práticas sustentáveis da imprimidas no local.

“As técnicas utilizadas na Fazenda Três Meninas são inovadoras e promissoras”, afirma. “Elas podem ajudar a cafeicultura a se tornar mais sustentável, economicamente viável e resiliente.”

Fazenda Três Meninas

Foto: Planeta Campo

Ana Paula reforçou que o trabalho que tem sido feito é baseado no compromisso com a ciência e o conhecimento. “É importante estudar e adaptar as práticas à realidade da fazenda”, afirma. “A agricultura regenerativa é uma abordagem flexível, permitindo ajustes específicos para cada propriedade.”

Urtado destaca o impacto positivo da propriedade

“Além de produzir café de qualidade, estamos também reconhecendo a pegada de carbono, para produzir aliado a preservação do meio ambiente”, afirma.

“Cada café produzido na Fazenda Três Meninas não apenas oferece benefícios econômicos e sociais, mas também contribui para a preservação ambiental”, finaliza.