Rotação com a soja traz retorno financeiro significativo para o produtor

A reforma do canavial com soja tem se mostrado uma alternativa com ótimos resultados, principalmente quanto a conservação do solo

O principal desafio dos usineiros hoje é procurar o melhor manejo para obterem melhores resultados e a rotação com a soja é indicada quando há a necessidade de renovação do canavial, segundo especialistas que se reuniram em workshop sobre o tema promovido pela ADAMA, no último mês.

Soja: grande aliada do produtor

Soja, Cana

Foto: Pixabay

Durante o evento, foram abordados assuntos como fungicidas e inseticidas recomendados para o manejo de pragas e doenças, além do cenário e mercado de soja e cana. De acordo com os consultores presentes, a soja, além de proporcionar benefícios para a cana, traz retorno financeiro significativo ao produtor da cultura.

“De forma geral, os produtores buscam o maior retorno sobre o investimento e, assim, procuram alternativas que se encaixam em seus manejos de forma sustentável. A prática de rotacionar as culturas é uma forma de sustentabilidade do agronegócio, pois é ela quem possibilita manter o solo coberto com uma leguminosa, rica em nitrogênio e outros nutrientes, além de permitir a realização do plantio direto e de ser uma prática com bom retorno financeiro”, explica Giuliano Scandiuzzi, Representante Técnico de Vendas da ADAMA.

Como reforça Scandiuzzi, o principal objetivo da rotação de culturas é promover a conservação do solo, contribuindo para a conservação das suas características físicas, químicas e biológicas, reduzindo a ocorrência de plantas daninhas e resultando em uma maior produtividade.

“Neste sentido, a ADAMA tem se preparado com novos produtos e formulações com o objetivo de atender as necessidades do produtor ao longo de todo o ciclo das culturas, tanto da soja quanto da cana”, afirma Scandiuzzi.

Manejo estratégico para resultados significativos

Soja, Adama

Foto: Adama

Durante o encontro, foi destacada a importância de diversificar o uso de fungicidas para manejar a resistência dos fungos, procurando usar as melhores ferramentas do mercado. Enquanto que, para o manejo de insetos, o monitoramento das pragas é fundamental para uma aplicação assertiva de inseticidas.

“Quanto ao cenário e mercado, vimos que ter os custos bem alinhados com as perspectivas e entender o melhor momento da comercialização do produto, seja a soja ou a cana, é essencial para se obter melhores resultados”, destaca Scandiuzzi.

De acordo com Scandiuzzi, é fundamental entender toda a cadeia de produção para a melhor tomada de decisão e a reforma do canavial com soja tem se mostrado uma alternativa com ótimos resultados, conforme elenca o RTV da ADAMA:

  • Ciclagem de nutrientes, principalmente do nitrogênio, melhorando a fertilidade do solo;
  • Possibilidade de rotacionar herbicidas, facilitando o manejo de plantas daninhas de difícil controle;
  • Produção de grãos e, consequentemente, aumento da renda dentro da mesma área;
  • Melhora a longevidade e produtividade do próximo ciclo do canavial.