Embrapa lança ambiente digital para auxiliar na produção orgânica e agroecológica

O lançamento do “Pró-Orgânico” representa um importante avanço para a produção orgânica e agroecológica no Brasil

A Embrapa Territorial lançou um ambiente digital para auxiliar produtores rurais no processo de gestão da produção orgânica e agroecológica.

O “Pró-Orgânico” reúne as principais tecnologias, publicações, vídeos e áudios informativos da Embrapa na temática, além de outros materiais de apoio, como planilhas de custos e listas de insumos permitidos.

A apresentação dos conteúdos do ambiente digital ocorrerá no dia 27 de novembro, às 15h, pelo canal da Embrapa no YouTube. A transmissão também trará uma palestra sobre a atualidade e o futuro do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), ministrada pelo pesquisador da Embrapa José Espíndola.

O ambiente virtual é um dos resultados do projeto Pró-Orgânico, liderado pela pesquisadora Gisele Vilela, da Embrapa Territorial (Campinas, SP). O projeto conta com a parceria de diversas instituições, como a Central das Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas (OSM), a Cooperativa Orgânica Agroflorestal Comuna da Terra, a Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária de São Paulo (Mapa/SP) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

O projeto também desenvolveu formulários digitais para facilitar o preenchimento periódico de dados pelos agricultores orgânicos. Esses formulários são de uso exclusivo das instituições parceiras nesta fase.

O lançamento do “Pró-Orgânico” representa um importante avanço para a produção orgânica e agroecológica no Brasil. O ambiente digital oferece um conjunto de recursos que podem auxiliar os produtores a melhorar a gestão de suas propriedades e a aumentar a produtividade e a qualidade de seus produtos.