Cafeicultura sustentável na Amazônia é apresentada na Alemanha
Durante a visita o pesquisador Alexsandro Teixeira, da Embrapa, demonstrou os avanços obtidos nos últimos anos com a adoção de novas cultivares clonais e novas técnicas de cultivo utilizadas pelos cafeicultores
As pesquisas realizadas pela Embrapa Rondônia para o cultivo da cafeicultura sustentável na Amazônia foram apresentadas na Alemanha no Instituto Julius Kühn, na Universidade de Ostfalia na cidade de Braunschweig no período de 18 e 19/09 e no 13º Simpósio Brasil- Alemanha em Fronteiras da Ciência e Tecnologia (BRAGFOST), realizado em Bremen, Alemanha, de 21 a 24 de setembro de 2023.
Durante a visita o pesquisador Alexsandro Teixeira, demonstrou os avanços obtidos nos últimos anos com a adoção de novas cultivares clonais e novas técnicas de cultivo utilizadas pelos cafeicultores. Os resultados apresentados enfatizaram a importância da participação conjunta entre produtores, instituições e Associações para a obtenção do sucesso. Além disso, o aperfeiçoamento das técnicas de colheita e pós-colheita na busca por cafés de alta qualidade criaram grandes oportunidades que consolidaram a marca Robustas Amazônicos no cenário nacional e internacional.
Foi apresentado o programa REDE CAFÉ, parceria entre a Embrapa Rondônia e o Governo do Estado de Rondônia por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC. Essa iniciativa pioneira no estado tem como objetivo instalar e conduzir a Rede de avaliação de clones de café no estado de Rondônia visando caracterizar os clones mais plantados no estado e viabilizar o registro no MAPA/RNC, pelos seus próprios detentores. A execução e acompanhamento das atividades contam com participação da SEAGRI e EMATER-RO.
Sobre o Simpósio
O tema “Mudanças climáticas e os desafios para um desenvolvimento sustentável” trouxe à tona discussões cruciais para o futuro do nosso planeta. Com a participação de 30 pesquisadores brasileiros e 30 alemães, este encontro, organizado pela Capes e pela Fundação Alexander von Humboldt, tem buscado soluções para um mundo mais sustentável.
Para esse diálogo, o pesquisador Alexsandro Teixeira apresentou palestra sobre as novas técnicas de cafeicultura sustentável utilizadas em Rondônia e como o incremento de produtividade e qualidade da bebida tornaram os Robustas Amazônicos cafés únicos e emblemáticos .
Durante o evento houve um momento degustação “Coffee Experience” no qual os participantes tiveram a oportunidade de experimentar diferentes tipos de Robustas especiais cultivados em Rondônia.