“Mudanças climáticas” é a palavra do ano no Brasil, segundo pesquisa
Pesquisa realizada pela CAUSE e pelo Instituto de Pesquisa IDEIA revela que a palavra “mudanças climáticas” foi a mais citada por brasileiros de todas as classes sociais, faixas etárias, gênero e regiões
Pesquisa realizada pela CAUSE e pelo Instituto de Pesquisa IDEIA revela que a palavra “mudanças climáticas” foi a mais citada por brasileiros de todas as classes sociais, faixas etárias, gênero e regiões.
O termo foi escolhido por 37% dos entrevistados, seguido por “resiliência” (14%) e “conflito” (12%).
A pesquisa, realizada entre os dias 21 e 22 de novembro, ouviu 1.557 pessoas em todo o Brasil.
Preocupação com as mudanças climáticas
“A escolha da maioria pelo termo ‘mudanças climáticas’ mostra claramente a preocupação dos brasileiros sobre as consequências da degradação desenfreada do planeta”, avalia Leandro Machado, cientista político e sócio cofundador da CAUSE.
“Estamos em uma fase sem precedentes na história, em que a população sente intensamente os impactos de atividades industriais e humanas no clima. O resultado indica que a população deve cobrar cada vez mais de organizações, líderes e decisores ações concretas de enfrentamento à crise climática. É a nossa sobrevivência que está em jogo”, completa.
Outra pesquisa realizada pela CAUSE e pela PiniOn, com moradores de comunidades do Brasil, também revelou que “mudanças climáticas” é a palavra do ano nesses locais.
Nesse caso, o termo foi escolhido por 36% dos entrevistados, seguido por “resiliência” (15%) e “conflito” (14%).
“As consequências do calor excessivo e todos os problemas decorrentes das enchentes no último ano, conferem certa previsibilidade para que o termo “mudanças climáticas” também aparecesse em primeiro lugar nas comunidades”, explica Emília Rabello, Founder e CEO do NÓS – Pesquisas.
“As periferias e favelas do Brasil não estão estruturadas para vivenciarem extremos, principalmente pela estrutura urbanística que é quase inexistente, o que torna os efeitos do clima ainda mais urgentes e devastadores”, completa.
A pesquisa da Palavra do Ano é realizada anualmente pela CAUSE visando compreender o espírito da época; ou seja, extrair o que a população brasileira sente e prioriza neste momento, através de uma palavra, podendo gerar debates e reflexões para o ano que se avizinha.
Metodologia
Para a pesquisa da Palavra do Ano 2023, um grupo de especialistas convidados pela CAUSE selecionou sete palavras que melhor definiriam este ano. Posteriormente, uma pesquisa ouviu 1.557 entrevistados, por telefone, em todas as regiões do Brasil e de todas as classes sociais, entre os dias 21 e 22 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Já para o estudo Nós da Comunidade, foi realizado um levantamento com cidadãos que moram em comunidades, também nos dias 21 e 22 de novembro. A pesquisa foi realizada com maiores de 18 anos residentes em todo o território nacional, por meio de 808 entrevistas. Sobre os resultados alcançados, a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os números encontrados no total da amostra.
A eleição da palavra “mudanças climáticas” como a palavra do ano no Brasil é um reflexo da crescente preocupação da população com os impactos das mudanças climáticas no planeta.
O resultado da pesquisa é um alerta para a necessidade de ações urgentes para enfrentar a crise climática, que já está causando graves danos ao meio ambiente e à sociedade.