Foi adiada reunião para definir percentual de biodiesel no diesel em 2022
Oficialmente, a proposta é manter os 10% atuais, mas já houve articulações extraoficiais para que o teor fosse reduzido a 6%, o mínimo exigido por lei.
Foi adiada para a próxima segunda-feira (29), a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que definiria o percentual de mistura do biodieselno diesel vendido no país a partir de 2022. O colegiado iniciou as conversas na terça-feira desta semana, mas ainda não chegou a um consenso. O colegiado iniciou as conversas na terça-feira desta semana, mas ainda não chegou a um consenso.
A decisão está dividida pois parte do governo defende a manutenção do teor previsto em lei para o momento, de 13%, mas há movimentos para baixá-lo e, no máximo, deixar o percentual em 10%, como está atualmente após um corte temporário na adição.
O Ministério da Economia coordena a tentativa de fixar a mistura em percentuais mais baixos. Uma das justificativas é conter a alta dos preços finais do combustível ao consumidor com a mistura menor. Oficialmente, a proposta é manter os 10% atuais, mas já houve articulações extraoficiais para que o teor fosse reduzido a 6%, o mínimo exigido por lei.