Maioria dos brasileiros está mais atento à sustentabilidade dos alimentos
Pesquisa mostrou que 74% dos consumidores são influenciados por questões relacionadas à sustentabilidade
Questões relacionadas a sustentabilidade dos alimentos influenciam a maioria dos consumidores ao redor do mundo na hora das compras no supermercado, inclusive com alimentos embalados como batatas fritas e biscoitos, de acordo com a pesquisa global FATitudes™, da Cargill. O estudo identificou que 55% dos consumidores estão mais propensos a comprar um alimento embalado se houver alguma ação de sustentabilidade envolvida, o que representa um salto de quatro pontos desde a edição anterior da pesquisa, realizada em 2019.
A pesquisa atual foi feita em escala global em 2021 e incluiu, aproximadamente, 6 mil consumidores de 11 países (Brasil, Alemanha, Austrália, China, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, México, Reino Unido e Rússia).
Nesta rodada mais recente do estudo, o aumento do interesse pela sustentabilidade foi a mudança mais notável em relação aos resultados da pesquisa anterior. Mais da metade dos países pesquisados mostraram um aumento da influência de ações sustentáveis nas decisões de compra.
O Brasil, ao lado do México, foi o que mais demonstrou crescimento na preocupação com o tema. 74% dos consumidores brasileiros e 66% dos mexicanos foram influenciados por questões relacionadas à sustentabilidade na hora de escolher o alimento embalado que iriam levar pra casa. Um aumento de 13 pontos em relação a pesquisa anterior.
Pela primeira vez, a pesquisa também perguntou aos consumidores que tipo de ação sustentável eles estavam procurando. “Origem sustentável” e “conservação de recursos naturais” encabeçaram a lista, ficando bem à frente de reivindicações mais específicas, como comércio justo, embalagens reduzidas e salários justos/decentes, na maioria dos países incluídos na pesquisa.
O Planeta Campo é uma plataforma de comunicação para desenvolver a sustentabilidade no agronegócio. Então, confira as nossas notícias para se manter sempre atualizado com as principais informações sobre o tema.