Ribeirão Preto enfrenta crise histórica de incêndios: Prefeito destaca ações de combate e prevenção

Com 40 mil hectares queimados e centenas de pessoas desalojadas, Ribeirão Preto adota medidas emergenciais e reforça plano de combate a incêndios enquanto investiga possíveis ações criminosas

Recentemente o interior de São Paulo, incluindo a região de Ribeirão Preto, foi severamente afetado por uma onda de incêndios que devastou 40 mil hectares de terras, desalojou 810 pessoas e resultou em duas mortes. Com a baixa umidade relativa do ar, ventos fortes e uma estiagem prolongada, as condições propícias para a propagação de fogo foram agravadas por suspeitas de ações criminosas. O Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, compartilhou os desafios enfrentados e as medidas adotadas para controlar a situação.

Segundo o Prefeito, no pior dia da crise, “tivemos dezenas de focos em todas as regiões da cidade, mas felizmente não tivemos nenhuma vítima, nenhuma casa atingida, e nenhuma pessoa desabrigada”. Com a suspensão das aulas e a limpeza das escolas, a administração local busca garantir a segurança e a saúde da população, especialmente das crianças. Além disso, uma chuva no domingo ajudou a melhorar temporariamente a qualidade do ar, mas a previsão de estiagem até o final da semana mantém a cidade em estado de alerta.

O plano de prevenção e combate a incêndios de Ribeirão Preto, firmado em 2022, tem se mostrado eficaz na mitigação dos danos. “Estabelecemos cooperação e corresponsabilidade entre o poder público, o Instituto Florestal, e os representantes do setor produtivo e de condomínios residenciais”, explicou Nogueira. Esse plano inclui a criação de aceiros, organização de brigadas e a implementação de planos de contingência, que têm ajudado a evitar a propagação do fogo em áreas críticas.

A respeito das suspeitas de incêndios criminosos, o Prefeito destacou que “houve uma pessoa presa na cidade de Batatais, que responderá por esse tipo de crime, que pode levar até 4 anos de prisão”. Nogueira enfatizou a importância de punir esses criminosos para evitar futuras tragédias e proteger vidas humanas.

Enquanto as autoridades continuam monitorando a situação e investigando as causas dos incêndios, a comunidade de Ribeirão Preto segue unida na prevenção e combate a essas tragédias, buscando proteger suas terras e suas vidas.