CNA discute prevenção e combate a incêndios florestais
A Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu, na segunda (15), ações de prevenção e combate a incêndios florestais e o levantamento de informações no setor. Um dos pontos tratados foi o uso de tecnologias via satélites e nanosatélites para monitoramento de áreas e detecção de […]
A Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu, na segunda (15), ações de prevenção e combate a incêndios florestais e o levantamento de informações no setor.
Um dos pontos tratados foi o uso de tecnologias via satélites e nanosatélites para monitoramento de áreas e detecção de focos de incêndios florestais.
Também foi discutida a importância da publicação recente da Lei nº 14.406/2022, que inclui o uso da aviação agrícola nas diretrizes e políticas governamentais de combate a incêndios florestais, em todos os tipos de vegetação.
De acordo com a normativa, as aeronaves devem atender às normas técnicas exigidas e ser pilotadas por profissionais devidamente qualificados.
Prevenção
As metodologias de levantamento de dados e geração de informações do setor florestal em Mato Grosso do Sul e Goiás também foram apresentadas pelas Federações de Agricultura e Pecuária dos dois estados. O objetivo é a prevenção.
O trabalho resultou na divulgação de boletins com dados de produção e mercado das principais espécies florestais cultivadas, distribuídos gratuitamente para produtores e público em geral.